Proposições para o Ensino Fundamental


1- Tux of Math Command


O jogo Tux of Math Command é uma ferramente educativa que proporciona a aprendizagem matemática sobre as noções de somar, dividir, multiplicar e subtrair, melhora na digitação respeito à vez do outro (ao jogar com o colega), entre outras vantagens. Assim, os alunos podem aprender brincando!

Acesse e baixe:
http://www.baixaki.com.br/download/tux-of-the-math-command.htm


2- Tux Typing


O jogo oferece várias possibilidades nas mais diversas áreas do conhecimento:

GEOGRAFIA: digitar os nomes dos países, aprendendo também a forma correta de escrever.

ASTRONOMIA: conhecer os nomes dos planetas.

OUTRAS LÍNGUAS (INGLÊS, ESPANHOL): proporcionar a aprendizagem das palavras estrangeiras, principalmente no que se refere aos aprendizados sobre nomes de animais, frutas e cores. 




Acesse e confira: http://tux-typing.softonic.com.br/

3- A infância retratada por Candido Portinari: trabalhando com hipertextos


Nesta proposta, a intenção é vincular o nome das obras do artista Candido Portinari às imagens referentes a ela. Assim, os alunos pesquisarão sobre a biografia do autor, bem como às obras principais relativas à infância. Em todas as obras citadas no texto, os alunos estabelecerão um link com as próprias imagens das obras, utilizando assim o hipertexto.
Como fazer: 
1-      Salve a imagem/obra no seu computador.
2-      Abra o editor Microsoft Office Word e selecione a palavra/nome da obra
3-      Clique no menu Inserir e selecione a opção Hiperlink.
4-      Abrirá uma caixa com as pastas do computador, em que você selecionará a imagem escolhida.
5-      Pronto! Ao clicar na palavra juntamente com a tecla CTRL , a imagem aparecerá!


                                                                      Pulando Carniça                                                         óleo sobre tela, 1959, 54 x 65 cm


4- Hagá Quê



O Hagá Quê é um software educativo que foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos. Se você tem  dificuldades para desenhar, este programa vem com figuras , efeitos especiais e outros recursos que não limitam sua imaginação.  Aqui você pode inserir o cenário, imagens da internet, textos, balões, personagens, objetos, onomatopeias, sobrepor imagens, copiar e colar, inverter e girar imagens, desenhar utilizando pincel, preencher com as mais variadas cores, apagar, desfazer, gravar som, dentre outros efeitos.  Use sua imaginação e crie sua história, pois utilizar o computador para criar histórias em quadrinhos é o máximo.
Aprender usando os quadrinhos é muito divertido e construtivo. Os professores podem instruir seus alunos a usarem este programa em sala de aula para montar sua própria história, elevando a qualidade do ensino.  Este programa pode auxiliar as crianças no processo de ensino aprendizagem nos conteúdos de matemática, história, geografia, língua estrangeira, artes, etc.
Para instalar o Hagá Quê é simples. Para fazer o download, basta clicar no site: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/download-step1.php?lang=pt-BR
Achamos também um site muito legal que ensina o passo a passo como utilizar todas as ferramentas deste programa: http://iaesmevr.org/repositorio/tutoriais/pdf/oficinahagaque_cristiane_domingos_maia_setembro2009.pdf
É interessante para crianças do 1º e 2º ciclos do ensino fundamental aprender o ensino da Língua Portuguesa, além de outras disciplinas, por meio do uso do software Hagá Quê no contexto escolar, utilizando a história em quadrinhos para trabalhar os textos, números, etc.

Sugestões de atividades para crianças:

Português: Através de uma história criada, os alunos deverão ler em sequencia, da esquerda para a direita, de cima para baixo, analisar os quadros, caracterizar os personagens. Assim desenvolver a linguagem oral , e ao produzirem textos, desenvolvem a escrita.
Geografia: O professor deve escolher um  tema  como Meio Ambiente, e as crianças devem usar a narrativa ao elaborar uma história, usando diferentes personagens e imagens, para falar da importância de preservar o meio ambiente.
Tecnologia: o aluno deve usar o data-show para mostrar a história criada. Assim  aprendem a usar esta importante ferramenta.
Artes: O professor deve pedir a um grupo para criar uma história em quadrinhos, usando a criatividade para desenhar, pintar, criar cenários, personagens, enfim, usar as ferramentas do programa.  A partir da história criada, o professor deve pedir ao grupo para dramatizar a história.  O professor deve também fazer uma exposição com as histórias em quadrinhos.
Matemática: A criança deverá contar o número de quadrinhos utilizados na história e escrever os números por extenso.



Abaixo listamos os Hagá Quês que elaboramos em sala de aula na disciplina de TIC:

Autor: Randerlon


Autor:as: Leticia e Thalitta


Autora: Liz Mônica






















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