1- Tux of Math Command
O jogo Tux of Math Command é uma ferramente educativa que proporciona a aprendizagem matemática sobre as noções de somar, dividir, multiplicar e subtrair, melhora na digitação respeito à vez do outro (ao jogar com o colega), entre outras vantagens. Assim, os alunos podem aprender brincando!
Acesse e baixe:
http://www.baixaki.com.br/download/tux-of-the-math-command.htm
3- A infância retratada por Candido Portinari: trabalhando com hipertextos
Pulando Carniça óleo sobre tela, 1959, 54 x 65 cm
2- Tux Typing
O jogo oferece várias possibilidades nas mais diversas áreas do conhecimento:
GEOGRAFIA: digitar os nomes dos países, aprendendo também a forma correta de escrever.
ASTRONOMIA: conhecer os nomes dos planetas.
OUTRAS LÍNGUAS (INGLÊS, ESPANHOL): proporcionar a aprendizagem das palavras estrangeiras, principalmente no que se refere aos aprendizados sobre nomes de animais, frutas e cores.
Acesse e confira: http://tux-typing.softonic.com.br/
3- A infância retratada por Candido Portinari: trabalhando com hipertextos
Nesta proposta, a intenção é
vincular o nome das obras do artista Candido Portinari às imagens referentes a
ela. Assim, os alunos pesquisarão sobre a biografia do autor, bem como às obras
principais relativas à infância. Em todas as obras citadas no texto, os alunos
estabelecerão um link com as próprias imagens das obras, utilizando assim o hipertexto.
Como fazer:
1-
Salve a imagem/obra no seu computador.
2-
Abra o editor Microsoft Office Word e selecione
a palavra/nome da obra
3-
Clique no menu Inserir e selecione a
opção Hiperlink.
4-
Abrirá uma caixa com as pastas do computador, em
que você selecionará a imagem escolhida.
5-
Pronto! Ao clicar na palavra juntamente com a
tecla CTRL , a imagem aparecerá!
Para mais informações sobre as obras, acesse: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm
Pulando Carniça óleo sobre tela, 1959, 54 x 65 cm
4- Hagá Quê
O Hagá Quê é um software educativo que foi
desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em
quadrinhos. Se você tem dificuldades para desenhar, este programa vem com
figuras , efeitos especiais e outros recursos que não limitam sua
imaginação. Aqui você pode inserir o cenário, imagens da internet,
textos, balões, personagens, objetos, onomatopeias, sobrepor imagens, copiar e
colar, inverter e girar imagens, desenhar utilizando pincel, preencher com as
mais variadas cores, apagar, desfazer, gravar som, dentre outros efeitos.
Use sua imaginação e crie sua história, pois utilizar o computador para criar
histórias em quadrinhos é o máximo.
Aprender usando os
quadrinhos é muito divertido e construtivo. Os professores podem instruir seus
alunos a usarem este programa em sala de aula para montar sua própria história,
elevando a qualidade do ensino. Este programa pode auxiliar as crianças
no processo de ensino aprendizagem nos conteúdos de matemática, história,
geografia, língua estrangeira, artes, etc.
Para instalar o
Hagá Quê é simples. Para fazer o download, basta clicar no site: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/download-step1.php?lang=pt-BR
Achamos também um site muito legal que ensina o passo a passo como
utilizar todas as ferramentas deste programa: http://iaesmevr.org/repositorio/tutoriais/pdf/oficinahagaque_cristiane_domingos_maia_setembro2009.pdf
É
interessante para crianças do 1º e 2º ciclos do ensino fundamental aprender o
ensino da Língua Portuguesa, além de outras disciplinas, por meio do uso do
software Hagá Quê no contexto escolar, utilizando a história em quadrinhos para
trabalhar os textos, números, etc.
Sugestões de
atividades para crianças:
Português: Através de
uma história criada, os alunos deverão ler em sequencia, da esquerda para a
direita, de cima para baixo, analisar os quadros, caracterizar os personagens.
Assim desenvolver a linguagem oral , e ao produzirem textos, desenvolvem a
escrita.
Geografia: O
professor deve escolher um tema como Meio Ambiente, e as crianças
devem usar a narrativa ao elaborar uma história, usando diferentes personagens
e imagens, para falar da importância de preservar o meio ambiente.
Tecnologia: o aluno
deve usar o data-show para mostrar a história criada. Assim aprendem a
usar esta importante ferramenta.
Artes: O
professor deve pedir a um grupo para criar uma história em quadrinhos, usando a
criatividade para desenhar, pintar, criar cenários, personagens, enfim, usar as
ferramentas do programa. A partir da história criada, o professor deve
pedir ao grupo para dramatizar a história. O professor deve também fazer
uma exposição com as histórias em quadrinhos.
Matemática: A criança
deverá contar o número de quadrinhos utilizados na história e escrever os
números por extenso.
Abaixo listamos os Hagá Quês que elaboramos em sala de aula na disciplina de TIC:
Autor: Randerlon
Autor:as: Leticia e Thalitta










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